jueves, 7 de abril de 2011

Praça do Campo Grande/ BA



Sua origem está relacionada com a chegada da família real a Salvador (1808). Diferentemente de bairros mais antigos, as casas eram construídas distantes dos lotes vizinhos e das vias públicas.

A praça do Campo Grande, antigamente denominada Campo de São Pedro, foi palco de aguerridos combates durante os eventos que precederam as lutas pela independência da Bahia, já em 1821. Ali está situado o forte de São Pedro, local disputado pelas vertentes em disputa nas tropas: brasileiros e portugueses.

Cortada ao meio por um profundo vale, foi somente no final do século XIX, no governo republicano do dr. Rodrigues Lima, que a praça foi ricamente ornamentada e recebeu a bela configuração que hoje ostenta, com monumentos grandiosos feitos na França, evocando os heróis das lutas pela Independência da Bahia - deixando-a digna da importante cidade brasileira.



Apenas nos anos 80 do século XX o Campo Grande viu-se novamente palco de batalhas campais: desta feita entre os estudantes, contestando o aumento das passagens de ônibus, pelo que foram reprimidos pelas tropas da Polícia Militar, enviadas pelo então governador ACM (1981).

Desde aquele momento o lugar é palco das grandes manifestações populares e reivindicatórias.

http://arquitetandonanet.blogspot.com/2009/04/largo-do-campo-grande-praca-dois-de.html

No hay comentarios:

Archivo del blog

Buscar este blog

Seguidores

Etiquetas