sábado, 21 de agosto de 2010

Stella Maris/BA







Ilha de Itaparica/BA























Em língua tupi, a expressão "itaparica" significa "cerca de pedra". A ilha foi descoberta em 1º de novembro de 1501 por Américo Vespúcio, juntamente com a Baía de Todos os Santos.
A sua ocupação deu-se a partir de um pequeno núcleo de povoamento fundado por jesuítas na contra-costa em 1560, onde hoje se localiza a vila de Baiacu – então denominada como Vila do Senhor da Vera Cruz. Nesse período foi nela iniciada a primeira plantação de cana-de-açúcar, assim como a cultura do trigo, tendo recebido os primeiros exemplares de gado bovino. Foi ainda em Baiacu que aqueles religiosos fizeram erguer a primeira obra de engenharia hidráulica da colônia: uma barragem para o suprimento de água potável e para os serviços da povoação.
A riqueza gerada nesse curto espaço de tempo levou a que Corsários ingleses atacassem a ilha já em 1597. Entre os anos de 1600 e 1647 foi invadida pelos holandeses. Durante a última destas invasões os holandeses chegaram a construir um forte, na cidade de Itaparica, denominado Forte de São Lourenço na ilha de Itaparica.
Itaparica foi palco também de importante batalha durante as lutas de Independência da Bahia, entre 1821 e 1823.
Foi em Itaparica que se assentou a primeira máquina a vapor em terras brasileiras, no engenho de Ingá-Açu.
A ilha foi emancipada de Salvador em 8 de Agosto de 1833 e elevada a cidade em 30 de julho de 1962. Posteriormente o município foi desmembrado em dois: o de Itaparica e o de Vera Cruz.

Casa da Torre de Garcia d'Ávila/BA
















A Casa da Torre tem como suas origens Diogo Álvares Caramuru e sua mulher Catarina Álvares Caramuru (Catarina Paraguaçu), uma tupinambá batizada na França com o nome de Katherine du Brézil - primeiro casal cristão no Brasil.
Sua descendência, através de Diogo Álvares Dias, filho de Genebra Álvares e Vicente Dias, natural de Beja, entrelaçou-se, não só na progênie (Isabel de Ávila) de Garcia D'Avila com a índia Francisca Rodrigues, como na geração de Jerônimo de Albuquerque com a filha da aldeia de Olinda, Muira-Ubi - Maria do Espírito-Santo Arcoverde. Vinculou-se, mais tarde, com os descendentes de Domingos Pires de Carvalho, casado com Maria da Silva; com a geração de Felipe Cavalcanti casado com Catarina de Albuquerque e com a descendência do casal José Pires de Carvalho - Tereza Vasconcellos Cavalcanti, de Albuquerque Deus-Dará, formando o arcabouço da aristocracia do Recôncavo Baiano.
Foi o embrião de um grande morgado no estilo feudal que se iniciou na Capitania da Bahia, no Brasil, ainda no século XVI e que, durante duzentos e cinqüenta anos, só fez se expandir ao longo das gerações dos senhores da Casa da Torre pela quase totalidade do Nordeste brasileiro. Representou grande poder militar no período colonial, ajuda sem a qual o Nordeste do Brasil possivelmente teria sido perdido para a França ou Holanda. De 1798 em diante, esteve envolvido nas lutas pela Independência do Brasil de Portugal e teve muitos de seus membros agraciados com títulos de nobreza por Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Além de importantíssima no desbravamento do Brasil e na formação do território nacional, a Casa da Torre foi pioneira na pecuária brasileira, corroborou com a expulsão dos jesuítas do Brasil, participou na corrida pelo El Dorado que culminou nas descobertas das minas em Minas Gerais e teve entre seus membros adeptos dos ideais libertários da Revolução Francesa.

Praia do Forte/BA













A Praia do Forte é uma praia brasileira situada no distrito homônimo, no município baiano de Mata de São João, a cerca de 50 km de Salvador, chega-se até lá pela bonita e bem conservada Estrada do Coco. Muita beleza natural misturado a história fazem da Praia do Forte um dos destinos mais procurados do litoral norte da Bahia.
São mais de 12 km de praias, com várias piscinas naturais formadas por arrecifes ao longo da costa. Os coqueiros, vegetação predominante nesta região, fazem o visual ficar ainda melhor. Curtir as praias e as belas paisagens são um convite ao relaxamento. Uma das principais atrações do local é visitar a sede do Projeto Tamar, organização voltada para preservação e estudo das tartarugas marinhas. Lá é possível conhecer de perto estes pequenos animais e descobrir inclusive que alguns deles não são tão pequenos assim e podem chegar a mais de 3 metros de comprimento.
O pequeno vilarejo é formado basicamente por nativos locais, pescadores, artesãos e pequenos empreendedores de várias regiões do Brasil e exterior, que apaixanados pela beleza da região, vêm desenvolvendo o comércio e serviços locais, dentre eles barzinhos e restaurantes que oferecem diversas opções, principalmente a base de frutos-do-mar. A rua principal foi recentemente urbanizada e recebeu um novo projeto paisagístico.
Um dos passeios culturais são as ruínas do único castelo medieval construído no país, o da família Garcia d'Ávila, Casa da Torre. O patriarca do clã, Garcia D'Ávila, foi almoxarife do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, que desembarcou na Bahia em 1549 para fundar a cidade de Salvador. Ao longo dos primeiros anos da colonização, D'Ávila conseguiu acumular uma fortuna imensa, principalmente em terras. Chegou a controlar o que foi considerado o maior latifúndio do mundo: suas terras se estendiam da Bahia ao Maranhão. Na sede do latifúndio, ele construiu o castelo da Praia do Forte. As ruínas estão localizadas a cerca de dois quilômetros da vila da Praia do Forte e para visitá-las o ingresso custa R$ 6,00, para estudante R$ 3,00. Outro passeio disponível pela redondeza é conhecer a Reserva de Sapiranga e suas trilhas de bromélias.

Itacimirim/BA


Itacimirim é uma praia do litoral baiano. Fica há 45 km da capital Salvador.
Localiza-se no litoral Norte de da Bahia, na região conhecida como Costa dos Coqueiros. É a última praia na Estrada do Coco e fica a 6km da Praia do Forte. Possui areia amarelada e ondas suaves.
É bem conhecida e visitada por turistas em finais de semana, feriados e férias. Seu trecho mais famoso é a Praia da Espera, onde em 1984, Amyr Klink aportou depois de cruzar o Atlântico. Na Praia da Espera tem barracas onde são vendidos bebidas e alimentos. Local muito bom para se tomar um delicioso banho de mar.
Anteriormente apenas uma vila de pescadores, Itacimirim é formada por uma estreita faixa de terra com a praia a leste e a oeste as lagoas Das Virgens e Velado.
Conta com pousadas e um resort de luxo com infra-estrutura de alimentação. Ao norte, suas águas ficam turvas, pelo encontro com o Rio Pojuca.
Possui muitas casas de veraneio e durante a maior parte do ano sua população é somente a nativa

Imbassaí/BA





A Praia Imbassaí não se apreende num só golpe de vista,
e isso é resultado de seu assentamento natural e primitivo de rara beleza.
O rio que banha o povoado é o Rio Imbassaí, em Tupy significa caminho das águas,
integrando um ecossistema composto de mata atlântica, mangues, cachoeiras,
dunas e lagoas. Servindo de abrigo para a fauna e a flora.

The Imaginarium of Doctor Parnassus


El Estudiante


Archivo del blog

Buscar este blog

Seguidores

Etiquetas