jueves, 26 de agosto de 2010

Boipeba/BA












A Ilha de Boipeba, inserida no Arquipélago de Tinharé, é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno. A Ilha se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas e está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba. Junto com a Ilha de Cairu formam o município singular do mesmo nome. Em virtude do patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, estando inserida no Corredor Central da Mata Atlântica.

A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia.

Cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno, a ilha se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.

m'boi pewa - é uma palavra tupy que quer dizer "cobra chata", em referência a tartaruga marinha de onde se originou o nome Boipeba.

Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.

Os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes recifes são muitos largos e cortados por canais e poças.

A flora e fauna são ricas de uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.

As áreas florestais encontradas na ilha servem como abrigo para diversas espécies da fauna, destacando-se uma grande variedade de aves e colibris, tatus, raposas e répteis entre outros.

Zambiapunga





Zambiapunga é uma manifestação folclórica que ocorre no município de Nilo Peçanha, no Estado da Bahia. O termo provavelmente originou-se de Zamiapombo, deus supremo doscandomblés de alguns países, como Angola e Congo.[1]
Trata-se de um cortejo de homens mascarados, trajados com roupas coloridas e feitas com retalhos de panos e papeis de seda, que saem às ruas durante a madrugada do dia primeiro de novembro, véspera do dia de finados, dançando e acordando a população da cidade ao som de instrumentos de percussão, como tambores, cuícas e búzios gigantes e até mesmo enxadas.

Nilo Peçanha/BA







Nilo Peçanha é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 10.660 habitantes.
Situa-se na região do Baixo-Sul baiano, numa área conhecida como "Costa do dendê" e faz divisa com o município de Taperoá.
O município é cortado pela via conhecida por "Linha Verde" e a economia está baseada na agricultura: cacau, guaraná, cravo,dendê, pimenta-do-reino, mandioca, e outras culturas menos importantes.
Seu principal distrito é o de São Benedito, distante da sede 49 km.

domingo, 22 de agosto de 2010

Sobrado do Camuciatá/BA



Sobrado do Engenho Santo Antônio do Camuciatá

Conhecido como O sobrado do Camuciatá, residência do Barão de Jeremoabo. È uma construção soberba, reinando absoluta, sobre as desativadas senzalas localizadas ao redor. O palacete, segundo o guia cultural da Bahia, tem o estilo " neoclássico'', na fachada apilastrada e simétrica. Possui 2 ( dois ) pavimentos , no andar superior, a capela, onde se celebravam as missas, salas de reuniões, quartos da família e grade sala para refeições. No pavimento inferior, sala de jantar, quartos, cozinha, grande escada esculpida em jacarandá que liga os dois pavimentos. Encontra-se ainda, moveis com estilo colonial, louças portuguesas, cristais, lustres, quadros de retratos pintados a óleo , jarras e bacias de louça, cuspideira de louça, entre outros objetos de valor. No escritório denota-se o gosto apurado por Paris possuindo um acervo de livros escritos em Francês,cartas, mapas, selos dentre outros. No altar da capela, imagens antigas estilo Barroco.Foi construído em Março de 1894.

Itapicuru/BA


Itapicuru é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 32.100 habitantes.
O município foi criado em 1728. Em 1876 foi visitado por Antônio Conselheiro e seus seguidores.
Trata-se do município mais pobre do Estado da Bahia, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano do PNUD/ONU.
No município é de costume da população, ir a feira da cidade no dia de sexta-feira, onde pode se observar que o movimento de pessoas na cidade é muito grande. Como lazer os habitates e visitantes podem ir ao balneário termal da cidade que fica aberto de terça-feira a domingo.

Olindina/BA


O primeiro nome da cidade foi Mucambo, depois Nova Olinda e seguido pelo atual Olindina.
A história e surgimento do Município de Olindina iniciam-se nas três décadas finais do século XIX e está diretamente relacionada à Guerra do Paraguai, quando por força de hábito da época o Dr. Pedro Ribeiro de Araújo, médico-chefe do hospital para feridos da guerra, foi agraciado com as terras da atual Olindina, onde tomou posse batizando o lugar de Fazenda Mocambo (em razão do nome originalmente atribuído ao local) e a Guerra de Canudos.
Em 1882, quando de passagem pelo município de Itapicuru, do qual Olindina fazia parte à época, o beato Antonio Vicente Maciel, mais conhecido por Antonio Conselheiro, construiu uma capela com a invocação de São João Batista e depois mudada para Nossa Senhora da Conceição( pelo 1º Vigário da cidade Pe. José Justino de Almeida), em cujas proximidades já se formava um pequeno povoado com alguns casebres e na mesma ocasião lhe deu a denominação de Nova Olinda, permanecendo até 1943, quando adotou a denominação definitiva de Olindina.
Na cidade é realizada anualmente a movimentada Micareta de Olindina, a qual atrai pessoas de diversas cidades, inclusive do estado de Sergipe.

Alagoinhas/BA







A história de Alagoinhas começa com o início do seu povoamento, no final do século XVIII, quando um padre português fundou uma capela no seu território e daí começou a próspera vila em função da chegada de imigrantes e da passagem da estrada de boiadas, acesso para o norte e para o sertão, motivo do título dado por Ruy Barbosa de "Pórtico de Ouro do Sertão Baiano"
Enquanto vila, Alagoinhas recebeu vários nomes, os quais foram Freguesia da Água Fria, Freguesia de Santo Antônio das Lagoinhas e posteriormente Villa de Santo Antônio d'Alagoinhas. Este último nome, foi o último como vila, que depois foi desmembrada da Vila de Inhambupe, para ser emancipada como Município de Alagoinhas.
Em volta da igreja de Santo Antônio várias casas foram construídas, desse modo o povoado foi elevado a vila, através da Resolução Provincial 442 de 16 de junho de 1852. Mais tarde, do mesmo modo, causado pelo desenvolvimento da vila, que era gerado e norteado pela estação ferroviária, a qual era o centro de atividades econômicas, devido ao grande fluxo de pessoas e mercadorias, foi elevado a município de Santo Antônio de Alagoinhas, sendo desmembrado do município de Inhambupe.
Segundo o IBGE, o distrito de Alagoinhas foi criado no dia 15 de outubro de 1816, pertencendo a Inhambupe até 16 de junho de 1852, quando se tornou um município. A emancipação política de Alagoinhas foi oficializada há 153 anos, no dia 2 de julho de 1853, com a posse da primeira Câmara Municipal e do presidente do Conselho, o coronel José Joaquim Leal.
Em 1964 foi descoberto um poço de petróleo no município, o MG-1-BA. Três anos depois já haviam 30 poços, motivo que fez com que a Petrobras se instalasse no município, gerando seu desenvolvimento e aumentando os investimentos, mas também crescimento desordenado, deixando várias pessoas sem saneamento básico e acesso aos serviços de saúde.
Juntando a ferrovia com os poços de petróleo, Alagoinhas cresceu bastante economicamente, tornando-se pólo de sua região. Se voltou aos serviços, portanto seu desenvolvimento se deu, principalmente, no comércio, polarizando mais de 30 municípios vizinhos

Pousada Cantinho do Mar


Es una pasada, te llevan el desayuno a la terraza, se está de maravilla.
Hay que tener cuidado con los Bem-te-vi, unos pajarracos con la barriga amarilla
super atrevidos que lo mismo si estás tú o no, se llevan toda la comida, capaces de comerse hasta la mantequilla!!!
Pero tirate a la red, compartiendo el sonido del mar, del viento y de los pájaros, es en definitiva una gozada.

Archivo del blog

Buscar este blog

Seguidores

Etiquetas