As simbologias de uma sociedade intensamente espiritualizada
que manifesta suas crenças em rituais de extrema aproximação
com a natureza são o objeto de uma longa pesquisa realizada no Haiti,
pelo fotógrafo baiano Christian Cravo.
Nos Jardins do Éden documenta a inseparável relação
entre os indivíduos e os rituais místicos do país.
Através de 47 fotografias de grandes
dimensões expostas no Casarão do MAM,
Christian Cravo apresentou um Haiti iconográfico,
para tal ele se desprendeu de preconceitos,
de dois contrapontos:
a falta de pudor dos indivíduos
e a pureza com a qual o
povo haitiano manifesta sua religiosidade.
Corpos nus, vísceras de animais, olhares em transe.
Detalhes que, apesar de possuir uma simbologia carregada,
não apelam para o sensual, para o caótico nem para o bizarro.
Depois do terremoto que abalou o país,
o artista ampliou a exposição,
trazendo uma documentação do Haiti
após o terremoto que ocorreu no início de 2010.
Através da projeção Testemunho do silêncio,
reflexões sobre um terremoto, exibida na Capela do MAM,
o artista trouxe ao público imagens que
aprisionam um total estado de destruição,
em contraponto às fotos que registram
a grande fé e religiosidade do povo haitiano,
em exibição no Casarão.
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